La Bohalle proche de St-Mathurin-sur-Loire © Jean-Sébastien Evrard

Uma natureza excepcional

Esplendores da fauna e da flora do Vale do Loire

O território do Vale do Loire não é apenas o berço de construções esplendorosas como os castelos aqui apresentados. É também um território onde a natureza é uma das grandes atrações. A fauna e a flora presentes em torno e ao longo do rio Loire oferecem ao visitante um maravilhoso espetáculo.

Loire, o rio multifacetado

Com largas curvas e meandros que desvendam vastas ilhas de areia, florestas aluviais cobertas por galerias vegetais chamadas "verdiais", pastos regularmente inundados e picos rochosos sobre o planalto, o vale do Loire é múltiplo e está sempre se transformando.
Alguns bancos de areia, aquecidos a mais de 50°C pelo sol de verão, permitem que as plantas tropicais prosperem. Via de migração essencial para os pássaros, peixes e também para as plantas, o Loire é selvagem e fértil.

 

Uma reserva natural de plantas tropicais

Ao mesmo tempo calmo e potente, o rio Loire redesenha constantemente seu leito, com ilhas verdejantes em bancos movediços. Os trópicos deram suas cores ao rio. Esses bancos de areia que esquentam sob o sol representam uma exposição ideal para os grãos trazidos pelos barcos, os ventos e os pássaros. Assim, o Loire tem tudo para que espécies das Américas e da África possam florescer. O pequeno porto de Candes Saint Martin, igualmente célebre por sua abadia, é um local ideal para observação dessas espécies tropicais.

 

Face a face com os pássaros e os castores

Irresistíveis, indomáveis e… lenhadores, os castores se reapropriam, pouco a pouco, do rio, desde sua reintrodução ali há 25 anos. A Ile de la Folie, em Chaumont-sur-Loire, é um dos locais que recebe esses gentis roedores. As inúmeras variações do rio atraem também uma variedade excepcional de aves. Em Chaumont, em Amboise ou depois deSaumur, essa fauna de plumas ou pelos pode ser descoberta a partir de barcos tradicionais, em passeios na aurora ou no crepúsculo.

A cavalo, ou em um balão, barco ou bicicleta: admire o Loire de todas as formas

 

O Loire é uma aventura excepcional, seja para se viver na água, nos ares ou na terra. O Centro Permanente de Iniciativas para o Desenvolvimento de Seuilly propõe passeios voltados à natureza, a pé ou a bordo de barcos tradicionais. Os caminhos interpretativos, demarcados com placas e avisos lúdicos e pedagógicos, permitem descobrir, em família, os diferentes ambientes naturais do Vale do Loire.

E, para aqueles que preferem observar tudo de longe, um voo em balão descortina um panorama inesperado: o passeio "Ao sabor dos ventos” atende a todas as aspirações de ar puro.

O ParqueNatural Regional Loire-Anjou-Touraine e a preservação do patrimônio construído e natural

O parque Loire-Anjou-Touraine cobre o vale do Loire, entre Tours e Angers. Ele engloba um patrimônio natural, cultural e histórico tão rico quanto variado. A forma mais autêntica de se aproximar dele e descobri-lo é seguramente o caiaque. Passeios fluviais que se adaptam a todos, independentemente do nível.

Já os amantes incondicionais da bicicleta podem seguir o curso do rio por mais de 150 km, sinalizados e seguros, entre Tours e Angers. Basta seguir o Loire pedalando!
Para saber mais sobre o Vale do Loire à vélo >>

O estuário do Loire

Quando o Loire encontra o oceano
A partir de Nantes, ou seja, 50 km antes do oceano, a influência do mar sobre o rio já está presente. O movimento das marés é perceptível e, por onde quer que se olhe, sabe-se que o oceano está próximo. Cabanas de pescadores, vegetações costeiras, antigos portos como o de Paimboeuf... Para se ter uma vista total do Loire antes de ele se jogar no mar, vá até a ponte de Saint-Nazaire, uma das mais longas da Europa. Mas, se tiver vertigem, prefira uma via mais suave, tomando uma das várias balsas que atravessam o Loire.

Para saber mais sobre o património natural na região Centre-Val de Loire >>
Para saber mais sobre o património natural na região Pays de la Loire >>