Quai de la Fosse - Nantes © V.Joncheray

UM PATRIMôNIO EM TORNO DO RIO LOIRE

Cidades e patrimônio

Se os castelos do Loire são testemunhos da história, o rio também deixa sua marca: em torno dele se desenvolveram épocas, cidades, costumes. Do patrimônio cultural marítimo ao patrimônio cultural urbano, todo o território vive e conta sua história.

Cavernas de pedra e produção artesanal de barcos

Majestoso e livre, o rio Loire soube modelar a paisagem atual de seu vale. Prova disso são as barreiras contra enchentes no vale agrícola e as cavernas escavadas nas rochas.
Às margens do rio Loire, principalmente entre Chaumont-sur-Loire e Saumur, como um segredo bem guardado, estão as galerias de pedra (tufo calcário), usadaem outros tempos para a edificação de castelos. Hoje elas têm outra vocação: escavadas nas colinas, essas cavernas – as "trogloditas" – são usadas como adegas de vinho, para cultivo de cogumelos únicos ou, ainda, convertidas em quartos de pousadas ou hotéis.

Outros legados do passado são a marina do Loire, cujos vestígios ainda pontuam as margens do rio. Aproveite sua temporada nas margens do Loire para conhecer em detalhes essas embarcações tradicionais que ainda circulam pelo rio. Todas têm um ponto em comum: o fundo plano, por conta dos vários bancos de areia que existem no fundo do rio. Aproveite a oportunidade de embarcar e descobrir, a bordo desses barcos antigos, a paixão de seus produtores pelo rio.

Cidades ao redor do rio

Orléans : Sabor de tradição e modernidade
Para saber mais >>

Blois, A cidade real encantadora
Para saber mais >>

Amboise, o charme como na Itália
Para saber mais >>

Tours : A arte de viver à francesa
Para saber mais >>

Saumur : A capital do cavalo
Para saber mais >>

Angers : A doçura de Angers
Para saber mais >>

Nantes : "Ni tout à fait terrienne, ni tout à fait maritime (...) juste ce qu'il faut pour faire une sirène" - Julien Gracq
Para saber mais >>