Castelo de Brissac - Pays de la Loire

Três dias para desvendar o Vale do Loire e seus castelos

Três dias para desvendar o Vale do Loire e seus castelos

Três dias é o tempo ideal para aproveitar o Vale do Loire e seus Castelos! Ponto de partida do seu roteiro: a cidade de Amboise. Localizada a 2 horas e 10 minutos de Paris pela estrada (226 km), você pode facilmente chegar em Amboise alugando um carro.

Se preferir viajar de trem, você tem duas opções: A primeira, ir a Amboise direto, a 1 hora e 45 minutos de trem, saindo da estação de Paris-Austerlitz.  A segunda: ir de TGV até Saint Pierre des Corps (perto de Tours) a 1 hora e 15 minutos, saindo da estação Paris Montparnasse ou em 1 hora e 40 minutos, saindo do aeroporto Paris-Charles de Gaulle. Depois você precisará alugar um carro ou solicitar um taxi turístico.

 

Dia 1

Manhã: Castelo Real de Amboise e passeio

Residência real durante o Renascimento, o majestoso Castelo de Amboise domina o Vale do Loire sobre o qual seus jardins se projetam. A Residência real abriga peças imperdíveis, como a bela sala do Conselho, o quarto de Henrique II ou ainda o salão Luís Felipe. E, por fim, não perca a capela Saint Hubert, onde está enterrado Leonardo da Vinci. Os esplêndidos vitrais traçam a vida de São Luís.

Se você ficou com desejo de doce depois do passeio, existe uma boa opção na praça do castelo: a pâtisserie Bigot.

Em seguida, vá passear pelas ruelas do centro ou às margens do Loire.

Meio-dia: almoço no restaurante do Castelo Clos Lucé

No almoço, desfrute da Auberge Renaissance Le Prieuré, localizada no parque do Castelo Clos Lucé e administrada por Sieur Sausin, especialista em cozinha histórica. 

À tarde: Castelo Clos Lucé - Parque Leonardo da Vinci e Castelo de Langeais

Convidado por Francisco I, Leonardo da Vinci morou no Castelo Clos Lucé em 1516, trazendo a Gioconda e duas das suas principais obras. Viveu ali seus últimos anos de vida, trabalhando em muitos projetos para o Rei, e morreu no seu quarto em 1519.

A visita à casa, às salas de maquetes e ao parque levam você a descobrir a vida e os vários talentos do gênio do Renascimento.

Depois da visita, pegue a estrada. Antes de visitar o Castelo de Langeais, você pode optar por uma caminhada pelo Loire. Neste caso, pare em Rochecorbon, a 25 minutos de Amboise (21 km) e embarque no "Saint Martin de Tours" para fazer um minicruzeiro guiado. 

Localizado a 55 minutos de carro de Amboise (54 km) ou a 30 minutos de Rochecorbon (40 km), o Castelo de Langeais é composto por dois castelos. O de Luís XI e a torre de Foulques Nerra, a mais antiga masmorra da França.

Jantar e pernoite em Langeais ou Saint Patrice

Para jantar e pernoitar, dois endereços em Langeais: o restaurante Au coin des halles e a pousada L’Ange est rêveur.

Ou então, em Saint Patrice, a 15 minutos de Langeais (10 km), no hotel-restaurante Le Château de Rochecotte

 

Dia 2

Manhã: Castelo de Villandry

A 20 minutos de Langeais (12 km) ou a 30 minutos de Saint Patrice (28 km), está o Castelo de Villandry. O principal atrativo são seus jardins em estilo francês, que harmonizam com a paisagem (suba ao mirante para apreciar a vista).

Meio-dia: almoço em Villandry

Você pode almoçar no local, no restaurante do castelo La Doulce Terrasse. Ou então, a Étape gourmande é outra opção onde você poderá saborear os pratos típicos do local. 

À tarde: Castelo de Azay-le-Rideau

Visita ao Castelo de Azay-le-Rideau, a 20 minutos de estrada de Villandry (11 km). No meio do rio Indre, em uma ilha, sua fachada do primeiro Renascimento é refletida na água. Não perca o passeio no parque e no seu novo Jardim dos Segredos, que acolhe um conservatório de legumes antigos, uma coleção de flores e um jardim frequentado por borboletas.

A 5 minutos de carro está o Castelo de l'Aulée, onde se pode degustar os vinhos da Touraine. 

Final do dia: Fontevraud via Candes-Saint-Martin

Pegue a estrada novamente, sentido Fontevraud, a 40 minutos de Azay-le-Rideau (45 km).  

No caminho, pare em Candes-Saint-Martin. Localizado na confluência dos rios Loire e Vienne, trata-se de um charmoso vilarejo classificado como "O mais bonito da França". Sua igreja colegiada, Saint Martin, é excepcional.

Noite e jantar em Fontevraud ou em Montsoreau

À noite, três lugares de encanto, todos eles em um ambiente fora do comum. Em Fontevraud, Le Restaurant, localizado no coração da Abadia Real de Fontevraud, oferece um jantar refinado e inovador.  Em Montsoreau, você poderá escolher entre um jantar em uma barcaça no restaurante l'Aigue Marine ou no subsolo no Saut aux Loups.

Para pernoitar, dois lugares de charme e prestígio. De um lado, Fontevraud L’Hôtel. Do outro, La Marine, em Montsoreau, a 7 minutos de Fontevraud (4 km). Montsoreau também faz parte dos "vilarejos mais bonitos da França". 

 

Dia 3

Manhã: Abadia Real de Fontevraud

Se você passou a noite em Montsoreau, vá a Fontevraud, a 7 minutos de carro (4 km). Lá está a imponente Abadia de Fontevraud, o maior monastério da Europa. Pegue novamente a estrada, sentido Brissac (51 minutos, 57 km).

Meio-dia: almoço no caminho em um restaurante subterrâneo

Seu almoço será no mínimo insólito, já que ele será em um restaurante subterrâneo: o Caves de la Genevraie, em Louresse-Rochemenier, a 45 minutos de Fontevraud (41 km).

À tarde: Castelo de Brissac

Descubra o mais alto castelo da França: o Castelo de Brissac, de arquitetura clássica. Seu parque imponente e romântico merece uma visita. No final da visita, você terá a oportunidade de degustar o Rosé d'Anjou, dos vinhedos do castelo.

Final do dia: volta a Paris

Para voltar a Paris de carro, você levará 2 horas e 45 minutos, saindo de Brissac (310 km). Se você veio de TGV, vá até a estação de Angers, a 20 minutos de carro (20 km). O trajeto até Paris leva 2 horas.