Dois itinerários « 1 dia » no Vale do Loire

Os Castelos do Vale do Loire estão bem perto de Paris. Você gostaria de visitá-los, mas só tem um dia? Sem problemas: de carro ou de TGV, em poucas horas, você estará lá. Aqui estão dois itinerários de um dia no Vale do Loire.

Um dia, três Castelos do Vale do Loire

Os prestigiosos Castelos de Chambord e Chenonceau estão localizados respectivamente a 1 hora e 50 minutos e a 2 horas e 20 minutos de estrada, saindo de Paris. Para chegar lá, existem duas opções: A primeira: alugar um carro em Paris. A segunda: ir de TGV até Saint Pierre des Corps (perto de Tours) em 1 hora e 15 minutos saindo da estação Paris Montparnasse ou em 1 hora e 40 minutos saindo do aeroporto Paris-Charles de Gaulle. Depois, você precisará alugar um carro ou solicitar um taxi turístico. (http://http://www.tours-tourism.co.uk/loire-valley-day-tours/minibus-exc... e http://www.loire-valley-tours.com/en/)

Visita ao Castelo de Chambord (de manhã ou à tarde)

De carro: a 1 hora e 50 minutos de Paris (178 km), 55 minutos de Tours (78 km) e 55 minutos de Chenonceau (57 km).

Amplo e majestoso, Chambord é o mais famoso dos Castelos do Renascimento Francês. Para desvendar o local, você pode escolher a melhor maneira: a pé, de caleche ou de barco elétrico ou ainda de barco a remo, pelo rio Cosson. A área conta com 15 km de ciclovias, para passear de bicicleta ou de quadriciclo de vários lugares

Meio-dia: almoço em Chambord ou Chenonceau

Em Chenonceau, o Self-Service é perfeito para um almoço rápido e a Orangerie para uma cozinha mais refinada. 

Em Chambord, opte pelo Monumento Café Chambord para um lanche, ou La Maison d'à Côté situada em Montlivault, a 8 km de Chambord, para um menu mais gastronômico típico.

Na estrada, entre os dois castelos, pare na chocolaterie Max Vauché em Bracieux (a 18 minutos - 10 km de Chambord), onde você poderá degustar deliciosos chocolates.

Visita ao Castelo de Chenonceau (de manhã ou à tarde)

De carro: a 2 horas e 20 minutos de Paris (237 km), a 35 minutos de Tours (33 km) e a 55 minutos de Chambord (57 km).

Símbolo do Renascimento, o castelo branco que é refletido na água do rio Cher aparece como uma miragem. Em dias ensolarados, caminhe sob seus arcos! Para isso, alugue um barco ou deixe-se levar pela Bélandre.

Não deixe de visitar seus jardins, profundamente enraizados na tradição francesa. Para admirar: a esplêndida paisagem do Jardim de Diane de Poitiers (de 12.000 m²), o Jardim de Catarina de Médici, o labirinto e o Jardim Verde.

Visita a um terceiro castelo

Para completar o dia, descubra um terceiro castelo, da sua escolha, entre as seguintes opções.

Final do dia: volta a Paris

Para voltar a Paris de carro, conte 2 horas e 20 minutos de Chenonceau (237 km) e a 1 hora e 50 minutos de Chambord (178 km). Se você veio de TGV, vá até a estação de Tours, a 55 minutos de carro de Chambord (78 km) e a 35 minutos de Chenonceau (33 km).

Verão, os Castelos à luz de um outro dia

Passeio noturno e musical no Castelo de Chenonceau

Festival de Música de Chambord.

 

Um dia para conhecer Nantes e seu castelo

Localizada a 2 horas e 10 minutos de TGV de Paris (ou a 3 horas e 30 minutos de carro), Nantes abriga o majestoso Castelo dos Duques da Bretanha. Em um dia, descubra esta cidade cosmopolita onde fica o último castelo à beira do Loire antes do Oceano Atlântico.

Manhã: Castelo dos Duques da Bretanha

O prestigioso Castelo dos Duques da Bretanha está localizado no coração da cidade. Descubra seu pátio, seus baluartes, seus jardins do fosso ou ainda o Museu de História de Nantes.

Depois da visita ao castelo, caminhe pelos calçadões do bairro de Bouffay (centro velho) e pelas belas ruas da catedral Saint Pierre e Saint Paul. Para ter algumas lembranças gustativas, pare em uma das muitas lojas de especialidades locais.

Meio-dia: almoçar em uma das "Tables de Nantes"

Para não errar na hora do almoço, escolha um restaurante entre os das Tables de Nantes. A cervejaria La Cigale é outro endereço imperdível de Nantes, onde você poderá apreciar deliciosos frutos do mar.

À tarde: passeio na ilha de Nantes

Atravesse o Vale do Loire e descubra a ilha de Nantes.  Deixe-se levar pela agradável estranheza das Máquinas da Ilha ou das obras de Nantes Estuaire (entre elas os anéis de Buren). 

Para uma visita nas alturas, suba no Grande Elefante (pedestres, cuidado, ele poderá jogar água em você quando ele passar!)

De volta ao centro de Nantes, dê uma olhada no Lieu Unique (o "LU") e sua torre. Esta antiga fábrica de biscoitos, hoje transformada em casa de espetáculos e bar-boate, é muito apreciada pelos habitantes de Nantes. 

Para terminar o dia, vá às compras no famoso Passage Pommeray, antes de uma última bebida no bar "Le Nid", que fica no 32° andar da torre da Bretanha. Com vista deslumbrante sobre a cidade de Nantes!

Final do dia: volta a Paris

Para voltar a Paris, conte 2 horas e 10 minutos de trajeto de TGV, saindo da estação de Nantes (ou 3 horas e 30 minutos pela estrada - 385 km).

Evento no Castelo dos Duques da Bretanha de Nantes

A Noite dos Museus (maio) - passeio noturno pelas coleções do Museu de História de Nantes.