©T. Martrou - CRT Centre-Val de Loire

Gastronomia, Vinhos e Vinhedos

A arte de viver à francesa

Do Sancerre aos vinhos de Nantes, passando pelos da Touraine e de Anjou, os vinhedos do Vale do Loire são vinhos ricos e excepcionais, que se destacam por sua diversidade e autenticidade. Com uma gastronomia extremamente saborosa, a arte de viver do Vale do Loire saberá lhe convencer.

Vinhos variados e de qualidade com uma longa tradição

Bourgueil, Chinon, Vouvray, Muscadet, Saumur-Champigny, Menetou-Salon, Savennières… Esses nomes soam familiares a suas orelhas? Eles são apenas alguns dos numerosos vinhos do Vale do Loire; a região possui um grande número deles. Para serem consumidos, claro, com moderação !

Para saber mais sobre a arte de viver na região Centre-Val de Loire >>
Para saber mais sobre a arte de viver na região Pays de la Loire >>

Vinhos para se degustar em todas as ocasiões

Encontro marcado no centro da região, para descobrir ou redescobrir toda a riqueza dos vinhos do Vale do Loire: a Rota Turística dos Vinhedos leva o visitante de uma propriedade a outra, passando entre as vinícolas e museus de vinho espalhados pelo território. Ao longo do ano, cada vinhedo propõe diversas manifestações dedicadas a essa bebida saborosa. Se algumas são voltadas especialmente ao vinho (como as feiras e desfiles de confrarias, entre outros), outras atrações aliam descobertas enológicas a degustações de produtos regionais, visitas a produtores, percursos esportivos ou, ainda, atividades artísticas.

Para saber mais sobre vinhos do Vale do Loire >>

Gastronomia e sabores regionais

Uma pitada de inventividade, um pouco de tradição, uma gota de audácia e uma dose de conhecimento, eis os ingredientes que caracterizam a excelente gastronomia regional. No quesito peixes, o Loire abunda de espécies de rio. Carnes e embutidos, queijos e legumes completam uma paleta de prazeres culinários que, em outros tempos, fizeram a alegria dos personagens de Rabelais.

Essas especialidades regionais podem ser apreciadas às margens do rio, nos vários cafés e bares ao ar livre – as guinguettes – situadas ao longo do rio, nas quais o ambiente campestre e musical irá conquistá-lo. Faça uma parada na La Possonnière, Saint-Saturnin-sur-Loire, em Anjou ou, ainda, na "Tours-sur-Loire".

Para saber mais sobre gastronomia na região Centre-Val de Loire >>
Para saber mais sobre gastronomia na região Pays de la Loire >>