CASTELO DE ANGERS ©Jean-Sébastien Evrard - CASTELO DE ANGERS ©Jean-Sébastien Evrard - CASTELO DE ANGERS ©Jean-Sébastien Evrard - CASTELO DE ANGERS CASTELO DE ANGERS
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers
Castelo de Angers

Uma fortaleza do século XIII

Os primeiros vestígios de ocupação atestam a presença humana no promontório rochoso desde 4000 a.C.. O sítio também foi ocupado pelos gauleses e depois pelos romanos. Na época romana, um vasto palácio condal foi edificado, cujo único vestígio é a parede da grande sala. Construída a partir de 1232, durante a regência de Branca de Castela, a muralha pontuada por dezessete torres de xisto e de calcário domina o rio Marne que lhe serve de defesa natural.
 

... tornou-se residência e prisão...

Residência dos duques de Anjou nos séculos XIV e XV, o castelo foi enriquecido com edifícios residenciais e jardins, onde foi concebido, no tempo do rei René, um jardim zoológico exótico.

Durante sete séculos, a fortaleza foi um local de prisão. Fouquet, preso em Nantes por d’Artagnan em 1661, foi encarcerado no castelo de Angers, definido por Luís XIV como uma verdadeira Bastilha. O castelo funcionou como prisão departamental até 1856, em seguida como caserna durante a primeira metade do século XIX, antes de ser aberto ao público.

...abriga um tesouro considerável...
 

Luís I de Anjou encomendou, em 1375, uma tapeçaria do Apocalipse. Essa tapeçaria de mais de 100 metros de cumprimento, ilustrando o texto de São João, reflete também as angústias desse final de século XIV, em plena Guerra dos Cem Anos. Realizada em um período de grande efervescência cultural, com meios financeiros e técnicos excepcionais, ela revela o talento de Jean de Bruges, pintor do rei Carlos V, irmão de Luís I de Anjou.

Atualmente, a obra está exposta em uma galeria especialmente construída para este fim, e totalmente adaptada a fim de garantir condições ideias de conservação e de visita..

Para saber mais>>