©M. Fremont/CRT Centre Val de Loire - CASTELO D'AZAY-LE-RIDEAU ©F. Colin/CRT Centre Val de Loire - CASTELO D'AZAY-LE-RIDEAU CASTELO D'AZAY-LE-RIDEAU ©Henneghien//CRT Centre Val de Loire - CASTELO D'AZAY-LE-RIDEAU CASTELO D'AZAY-LE-RIDEAU ©C. Lazi/CRT Centre Val de Loire - CASTELO D'AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU
CASTELO D’AZAY-LE-RIDEAU

O castelo de Azay-le-Rideau está localizado na região central do Vale do Loire. Edificado em uma ilha no meio do rio Indre, o edifício, tal como se apresenta hoje, foi construído sob o reinado de Francisco I por um rico financista, Gilles Berthelot, que desejava conciliar inovações vindas da Itália e a arte de construir em estilo francês. Situado em meio ao verde, o castelo é banhado pelas águas do Indre que refletem suas fachadas. Classificado como monumento histórico, o castelo de Azay-le-Rideau expressa todo o refinamento de um castelo da primeira renascença francesa.

#AzayRenaissance

Descubra o canteiro de obras do século no coração da Touraine - Uma restauração excepcional na descoberta do "savoir-faire" do patrimônio

O castelo de Azay-le-Rideau lhe dá a possibilidade de conhecer os bastidores de uma restauração monumental, na qual canteiros e telhadistas marceneiros combinam seus talentos para recuperar todo o brilho desta joia do Vale do Loire. Durante este período, o castelo vai recebê-lo todos os dias e o convida para esta visita insólita.

IMPERDÍVEIS

Interiores suntuosos

Do salão aos apartamentos reais, o castelo de Azay-le-Rideau surpreende por sua decoração que conta a história da realeza da França.

Leia mais

IMPERDíVEIS

Monumento renascido

Construído no começo do século XI, o castelo de Azay-le-Rideau foi queimado durante a guerra dos Cem Anos e reconstruído sob o reinado de Francisco I. Verdadeira síntese entre a arte construtiva francesa e as inovações da arquitetura italiana, o castelo de Azay-le-Rideau é uma autêntica obra-prima da Renascença.

Leia mais

TESOUROS ESCONDIDOS

Um diamante lapidado

Descrito por Balzac durante um almoço como “um diamante facetado colocado no Indre”, Azay-le-Rideau é um dos castelos mais célebres do Loire. Relativamente pequenos, os dois corpos de edifícios são cercados pelo rio Indre e por um parque arborizado. A entrada do castelo, em forma de arco do triunfo, é decorada com as iniciais de Gilles Berthelot e de sua mulher, enquanto a parte inferior das pilastras da escada é decorada com a salamandra e o arminho, emblemas do rei Francisco I e de sua mulher Cláudia de França. O atual parque com um jardim paisagístico de estilo inglês foi desenhado e criado no século XIX. Foi nessa época que foi feito o espelho d’água a oeste. Foi apenas em 1959 que o Estado estabilizou o curso do Indre aos pés da fachada sul, criando assim um segundo espelho d’água.

Saiba mais